
Hoje meu post vai ser sobre uma das minhas paixões: futebol.
Hoje completa 10 anos de um dos jogos mais emocionantes da história do futebol. No dia 26 de maio de 1999 jogaram em Barcelona as equipes do Bayern (Alemanha) contra o Manchester (Inglaterra) na final da liga dos campeões da Europa. Lembrei desse jogo porque amanha será a final deste ano.
O que fez desse jogo inesquecível? Conto bem rapidão. O jogo já estava no minuto 45 do segundo tempo e a equipe alemã vencia por um a zero. O quarto árbitro levantou a placa anunciando mais 3 minutos de jogo. Bola do Manchester no escanteio e de repente gol! Empate aos 46 do segundo tempo. Recomeça o jogo e novo escanteio para a equipe inglesa e novo gol aos 47 do segundo tempo. Fim de jogo e vencem os ingleses.
Jogadores alemães caem no gramado chorando. A torcida alemã olha sem saber bem o que havia acabado de acontecer enquanto os ingleses pulam, se abraçam, gritam, choram e cantam mais uma vitória, mais um campeonato. O repórter pergunta a Alex Ferguson, treinador do Manchester, como ele viu tudo o que aconteceu? E é da resposta dele que vou tirar a lição de hoje. Ele disse: meus garotos não desistiram e por isso ganharam. Fantástico.
Um dos segredos da vitória é lutar incansavelmente até o final. Diz um ditado do futebol que o jogo só termina quando acaba! Redundante? Pode ser, mas que é verdade isso é. Lute, lute enquanto o jogo da vida não acabou. Não desista. Não desista mesmo que tudo tenha fracassado, mesmo que tudo tenha ido mal, mesmo que tudo pareça contra você.
Lutar é a teimosia de não aceitar a derrota, de não aceitar o fracasso em nossa vida. Mal começou a semana e você já levou um "gol" da vida e a impressão é que você não vai conseguir, não desista! Nunca desista.
Acabo de ver no youtube o vídeo dos minutos finais daquele jogo. Incrível o que pode acontecer quando não desistimos. Não posso ver você, mas sei que se você não desistir coisas incríveis poderão acontecer para você, por isso lute e lute sempre.
É mais ou menos como meu fluminense. Tem que acreditar, ter que ter fé se não.... Deixa pra lá.
Abraço pra todos.
Ps. Ontem vi meu filho/a pela primeira vez num ultrassom. Ele ainda é uma vírgula com um coração batendo forte. Muito legal. O médico disse que tudo está perfeito e que a gestação tende a ser tranquila. Louvado seja Deus.