terça-feira, agosto 18, 2009

Mudanças.... como fazer?


Eis que depois de um longo inverno estou de volta...
(Foto que prova a evolução das espécies ou as mudanças da vida ou que agente era feio demais!!!)

Fala Galera!!


Tirei uma folga do blog que imagino que foi notada, ou espero que tenha sido! Nesse meio tempo muita coisa aconteceu mas uma delas merece um post.


Resolvi fazer algumas mudanças na minha vida e a pergunta que automaticamente veio a minha cabeça foi: por onde começar? Já aconteceu com você de olhar pra sua vida e ver que muita coisa precisa mudar e simplesmente não saber por onde começar? É como uma cozinha suja ou uma casa toda desarrumada que você simplesmente não sabe por onde vai começar. Minha vida é até bem arrumada mas eu não estava satisfeito com algumas coisas e quero muito arrumar isso. Como?


Enquanto pensava em mim comecei a pensar em vocês também. Quantos de nós gostaríamos de fazer mudança radicais na vida? Exemplos? Começar a fazer exercício físico, perder peso, acordar cedo, dormir cedo, ler mais, perder menos tempo com internet(!!!), tratar melhor as pessoas e a lista vai até o infinito. Vou contar como vai a minha luta e o que decidi fazer.


1- Não tente mudar tudo de uma vez - Tem gente , e eu era um desses, que acha que algumas coisas tem que ser radicais. Dar uma volta de 180 graus é mais dificil do que se imagina! Tem gente que no afã de girar 180 graus acaba girando 360 graus e termina na mesma sempre. Começa uma mudança brusca e acaba com o gosto do fracasso na boca. Não siga a idéia de que tudo tem que mudar ao mesmo tempo. Isso naturalmente te levará ao fracasso.


2- Prioridades - Então o que fazer se não consigo mudar tudo de uma vez? Liste suas prioridades. Qual, de todas as necessárias mudanças, é a mais urgente? Foque nessa, lute por essa. Descobri que geralmente todas as outras mudanças estão ligadas a essa. Exempo meu: escolhi acordar cedo como item mais urgente de minhas mudanças. Quais as consequências disso? Mais tempo para minha meditação matinal, café da manhã mais saudável e isso quer dizer alimentação mais saudável, melhor desempenho no escritório, exercício físico de manhã, alimentação na hora certa e no final do dia estou morto de cansado pronto pra domir... cedo!!!


3- Não desista - Alguns acham que, porque tomaram um sorvete acabaram com o regime!! Calma com você, companheiro. Eu tenho acordado cedo, saio da cama com raiva de meu celular(despertador), tomo uma ducha gelada xingando a água e pronto. Mas nem todo dia saio pra caminhar, nem todos dias minha meditação é como eu gostaria que fosse, nem todo dia eu tomo "aquele" café da manhã!! Mas não desisto. No outro dia lá estou eu outra vez levantando cedo. Se um dia falhou, no outro não falhará!!


Tem funcionado comigo, sei que funcionará com você também. Durante este restante de ano vou contando como vão as mudanças, ok?!


Forte abraço e desta vez não demorarei tanto assim.


ps. Fizemos o ultra-som e estamos esperando mais uma linda garotinha. O nome dela será Laura Batista Bullón. Seja bem vinda Laurinha....

quarta-feira, agosto 05, 2009

Pobre do cachorro


Fala galera,


O post de hoje foi escrito por minha esposa. Ela escreveu sobre algo que aconteceu a ela e acho que vocês vão gostar. Eu adorei essa folga. Abraço.


"Au, au, au, Au, au, au"… esse era o som que escutava antes de dormir quando me mudei para o condomínio que vivo hoje. Me embrulhava no travesseiro, tentava dormir cedo antes da sessão de latidos, comprei tampões de ouvido, mas, finalmente me dei por vencida e tentei esquecer. Nunca reclamei com ninguém, mudei minha opinião e segui a vida. Os meses se passaram e eu não percebi quando foi o momento que os latidos não me incomodaram mais.

Para quem mora, já morou ou precisou passar uma noite na casa de alguém que vive em um prédio sabe o quão difícil é morar em um condomínio. Parede com parede com o vizinho que mora ao lado, seu teto é chão do vizinho que mora encima, seu chão é teto do vizinho que mora embaixo... rodeado por pessoas que pensam e agem diferente de você. Quem nunca desejou que o vizinho se mude para bem longe da sua casa que levante a mão? Enfim, um completo caos em muitos lugares. Brigas, discussões, ameaças fazem parte do contexto de vida dessa população que não pára de crescer.


Nessa cena entra a figura do síndico. Está aí uma atividade que nunca gostaria de realizar. Penso que os síndicos não deveriam apenas deixar de pagar o condomínio, mas, deveriam receber um salário alto por só escutar reclamações. Você pode até pensar que em seu trabalho só escuta reclamações e que seu síndico não tem o que reclamar. Será que nunca recebeu um elogio pelo trabalho que fez? Será que não tem nada de bom no seu trabalho para se lembrar? Continuo achando que a profissão dele é pior.

Bom, a vida de síndico é miserável. Quando anunciam “Reunião de condomínio” é melhor viajar nesse dia que até polícia pode precisar intervir. É um bate boca, dedos indicadores apontando uns aos outros que só estando lá para saber. Um dia nosso ex-síndico que era um bom homem disse que estava saindo da função e alguém falou: "Mas, você faz um ótimo trabalho!" E ele respondeu: "Cansei, são muitas reclamações e a maioria que gosta do meu serviço não vai às reuniões me apoiar". Que pena, nos restou continuamos tristes com sua saída.

Síndico novo. Parece-me que esse não gosta do “au au”. Meu vizinho cachorro está com os dias contados e precisa descobrir que para ser feliz nesse prédio tem que ser... mudo. Na cidade já não escutamos sapos, cigarras, grilos para que se irritar com o pobre cachorro. Só há lugar para o barulho das sirenes, motos e carros que passam em alta velocidade. Por que ninguém reclama desses barulhos que vieram com a modernidade? Acho que a pauta para a próxima reunião será: o cachorro!


Um dia desses no rol de entrada do prédio tinha uma senhora muito séria. Com muito medo passei e falei bom dia, mas, nem esperava resposta. Quando a mulher olha para mim e pergunta: "QUE APARTAMENTO VOCÊ MORA?". "No 207", respondi quase tremendo. E ela continuou: "Não é possível que ninguém nunca tenha reclamado desse cachorro! Só eu e o síndico? Ele não te incomoda?"... Queridos, respirei fundo... e nesse momento Deus me colocou as palavras na boca. Não me pergunte como, mas, colocou. Falei: "Senhora, moro nesse condomínio a dois anos e quando cheguei o cachorro me incomodava, tentei levar esse assunto do meu jeito sem reclamar para ninguém. O tempo foi passando e mudei de opinião comecei a agradecer a Deus por que apesar do barulho esse cachorro me faz lembrar que estou viva e sei que quando os anos se passarem posso não estar escutando muito bem ou posso não ter mais audição. Nessa hora vou me lembrar dos barulhos que me irritavam e vou pedir a Deus para escutá-los pelo menos a última vez. Um dia feliz para a senhora". Quase saí correndo com medo da mulher me bater.
Essa situação me fez refletir. Tem um livro na Bíblia repleto de conselhos para a vida prática. Provérbios. Rico em versos e perfeito em cada palavra. Deus inspirou o escritor para escrever cada trecho. Fico feliz que temos acesso a essa jóia. Lá encontro um versículo que diz: "As palavras do falador ferem como pontas de espada, mas as palavras do sábio podem curar". Prov. 12: 18(BLH).


Não sei o que te irrita. Não sei se hoje você quis mandar alguém para bem longe. Não sei se usou palavras para condenar alguém. Não sei se suas palavras são como pontas de espata. Não sei se você é daquelas pessoas que quer colocar “lenha na fogueira”. Nunca escutou nenhum latido, mas, se estão reclamando você dá sua contribuição. Ou ao contrário, quando as pessoas te olham sabem que de você só vão sair palavras sábias. É isso, mude. Peça a Deus para que possa enxergar além do que te irrita. Que consigas ver o lado bom das situações que lhe afligem. E se alguém pedir sua opinião jogue uma água suave e não fogo incandescente. Mude e suas noites vão melhorar.
Sobre o cachorro, continua no mesmo lugar com a garganta funcionando 100%, mas, eu até gosto dele. Sobre a mulher, estou fugindo dela até hoje.


Legal, né?!