sexta-feira, novembro 20, 2009

Solidão

Fala galera,

São 22:30h aqui na fria Albuquerque. Acabo de comer uma pizza deliciosa e arrumar minha mala já que amanhã vou embora daqui para Dallas, Brasil, Florida e finalmente Oregon.

Hoje me sinto sozinho. Acho que a pior coisa do mundo é se sentir sozinho. Fica aquela sensação de que algo está faltando, aquela vontade de chorar, aquela necessidade de tentar buscar algo, vontade de comer, enfim, me sinto sozinho.

No silêncio do meu quarto tento fechar os olhos e imaginar minha filha e minha esposa. A internet é um mar imenso onde eu posso navegar buscando alguma companhia mas essas companhias são fugazes, são frias, não completam. Talvez por isso muita gente esteja perdida pelos rincões mais obscuros da internet, nos mares sujos e sombrios com o simples desejo de encontrar alguém.

Gosto de estar sozinho mas a solidão excessiva é daninha. 3 semanas longe de minhas garotas é muito, 3 semanas longe das pessoas que amo é muito tempo e a solidão começa a corroer as barreiras que criei para me proteger de mim mesmo.

No computador começa tocar uma música simples que fala sobre Deus. Deus é bom mas ainda não posso abraçá-lo, não posso sentir o calor de sua pele. Sei que muito em breve poderei sentir, muito em breve mas não agora.

O que fazer nessa hora? Vou contar o que estou fazendo.

1- Falo com vocês. Sei que alguns tomam tempo para ler o que escrevo e tua companhia me ajuda.
2- Tento dormir. Peço a Deus sono porque sei que quando acordar faltará pouco para abraçar meus irmãos em Dallas.
3- Oro. Falo com Deus e digo da minha tristeza e sei que Ele me ouve. Não posso tocá-lo mas sinto que ele me ouve, acredito que Ele está aqui. Acreditar é fé e nessas horas fé é o que preciso.

Porque te contei isso? Porque sei que alguns de vocês lêem isto aqui porque estão se sentido sozinhos. Queria que você soubesse que você não está sozinho, que você não é o único. Agora que desligar o computador vou orar por você. Não importa se você leu isso um ano depois, a oração vale pra você também.

A solidão vai passar. Amanhã a noite janto com meus irmãos e minha cunhada. Na segunda cedo encontro minha esposa e filha.

A solidão vai passar.

Deixa eu ir porque meu sono não pode passar e ele me disse que se eu não acabar gora ele vai embora. Vou dormir.

Sono, posso orar por eles primeiro? Ele disse que sim.

Boa noite.

sexta-feira, novembro 13, 2009

eu, o piloto e a proposta

Galera, hoje é histórico!!!

Já escrevi de tudo que foi lugar mas hoje me superei. Estou escrevendo de dentro de um avião em movimento!!! A AmercianAirlines está oferecendo serviço wireless em alguns vôos e este é um deles. Estou sobrevoando o estado do Texas indo em direção ao estado do Novo México e devo aterrisar na cidade de Albuquerque dentro de uma hora. Legal, né?!

Saí hoje de Portland ao meio dia e como tinha muito o que fazer de manhã acabei sem comer meu desjejum. Ao meio dia estava com uma fome terrível e no vôo que iria não davam comida por isso parei no primeiro Starbucks que achei e comprei um Muffin com chocolate quente para matar um pouco a fome.

Enquanto esperava meu chocolate quente, a minha frente na fila estava um comandante de uma aeronave. Ele era simpático, falava com o atendente, perguntava como o tratavam, se ele se sentia bem. Logo que cheguei ele olhou pra mim e me perguntou se meu dia estava bom, de onde eu vinha, para onde eu ia. Conversei com ele, demos risada, ele disse que gostaria de conhecer o Brasil e eu disse que ele deveria mesmo. Coisa de menos de 2 minutos. Resumo da opera: o cara é simpático.

Quão difícil é ser simpático com as pessoas? Quão difícil é cumprimentar todos e falar bem com todos? Pra mim é difícil e eu sempre me escondi na desculpa de que não é minha natureza. De verdade sou meio anti-social e quem me conhece melhor sabe que não sou de falar muito, mas tratar bem as pessoas não é questão de falar demais e sim de querer. Dizer um bom dia, dar um sorriso, ajudar, oferecer passagem. Nesta última semana propus no meu coração ser assim e no final da semana já nem me reconhecia mais.

No supermercado, no posto de gasolina, na locadora de carros, no check in da compania aérea, enfim, em todos os lugares tentei ser mais simpático e é bom sair de um lugar se sentindo bem com você mesmo.

Se tenho motivos para tentar ser simpático? Se vi um passarinho verde? Minha semana foi boa sim mas estou longe das minhas garotas e longe delas me sinto vazio, incompleto e isso era o suficiente para me fazer meio antipático. Não será mais. Vou lutar contra minha velha natureza, tentar ser como aquele piloto e pilotar minha vida em céu de brigadeiro. Fácil? nada! Impossível, menos ainda.

O avião tá chacoalhando um pouco e tá difícil continuar escrevendo. Vou parar aqui. Tô cansado, com fome, meus olhos coçam por causa das lentes e ainda tenho que encontrar uma comitiva que me espera no aeroporto, jantar, fazer check in no hotel. Muita gente para tratar bem. Isso é bom.

Sinto falta das minhas garotas, sinto falta da minha família. É a vida, é seguir adiante porque logo estarei com eles.

Proposta: tente ser mais gentil com as pessoas que você conhece e com as pessoas que você não conhece. Você vai ver que é legal ver um sorriso no rosto de alguém que estava claramente chateado. Isso é compartilhar luz e acho que é isso que Deus quer de nós.

Boa sorte. Nos próximos vou te contando como foi.

Agora, essa simpática aeromoça podia me trazer mais um suco de laranja. Vou tentar por favor. Vai funcionar!!!

terça-feira, novembro 10, 2009

O que faz você feliz??


Fala galera,


Já vai quase uma semana que não escrevo nada.
Hoje é meu primeiro dia-off aqui no Oregon. A cidade é linda e o povo acolhedor. Ser bem recebido faz toda a diferença e o povo daqui sabe receber bem. O bom dessa mudança é que vou ter comida mexicana da melhor qualidade na casa do pessoal da igreja (a maioria são mexicanos), no mercado latino vende Inka-Kola (quem lê, entenda...), qualidade de vida boa, dois pastores assistentes que são fora de série, uma igreja grande e linda, enfim, tudo pra dar certo.


Tem um comercial no Brasil que diz: o que faz você feliz???


Bom, vou contar o que me tem feito feliz neste últimos dias. Sei como é ter o pai viajando demais, não que tenha sofrido com isso na infância já que minha mãe é uma guerreira e fazia de tudo para vivermos felizes e meu pai sabia dar qualidade ao pouco tempo que tínhamos juntos, mas mesmo assim é difícil e chato.


Pensei no que poderia fazer para diminuir a distância e resolvi fazer alguns vídeos para Júlia. Conto histórias pra ela e conto como foi o dia, mostro fotos daqui, faço um monte de coisas. São vídeos de 5-7 minutos que me dão um trabalhão. Depois que terminei o primeiro pensei: vou fazer algo mais simples da próxima. Nada!! A Leninha me liga e diz que a Júlia quer ver minhas superproduções o dia todo!!! Fiquei me achando. O vídeo de ontem foi o mais complicado de todos mas foi legal! Falei com ela a pouco e ela ria do vídeo e pedia pra fazer outros. Qual é o ponto?


Quando você faz algo pra sua família e faz de coração eles sempre vão adorar e o melhor é que você vai gostar também e sempre vai querer fazer mais e mais para eles. É triste ver como as pessoas tratam a todos bem mas a família acabam tratando mal ou de qualquer maneira. A família é a primeira preocupação de qualquer ser humano ou pelo menos deveria ser. A única coisa, na minha opinião, que pode tomar esse primeiro lugar é minha comunhão com Deus. Note que comunhão com Deus e ir a igreja são coisas distintas.


Pergunta: qual a importância que você dá a sua família?? De verdade??


- Eu me mato de trabalhar por eles

- Eu aguento tudo por eles

- Tudo o que faço é por eles


Tá certo, mas seria também importante que eles sintam isso no mundo deles e não apenas no seu mundo. Brincar, correr, estar!!! Isso é importante, quase vicía!!!


Hoje faço meus filminhos para minha filha. Me toma uma hora quase e me cansa mas eu adoro ouvir o sorriso dela e de minha linda esposa!! Tô viciado. Uma hora para um filminho de 10 minutos.


Vou te contar uma historinha:


Era aniversário da professora e todos os alunos preparavam bons presentes mas havia um garoto que não tinha dinheiro. Ele sabia que a professora gostava de colecionar coisas e resolveu dar a ela uma concha rosada que havia numa praia próxima e foi o que ele fez.


No dia do aniversário ele tinha a concha e a entregou a professora. A professora ficou encantada e preocupada. Ela abraçou o garoto e disse:

- você tinha essa concha em casa?

- não, respondeu o garoto olhando pro chão.

- Mas a praia mais próxima fica a 30 km daqui!!! Como você foi na praia??

- Andando...

- Mas é um caminhada muito longa, disse sensibilizada a professora.

- A longa caminhada, disse baixinho o garoto, faz parte do presente....


Entendeu?


Agora, camera e ação.....

segunda-feira, novembro 02, 2009

Falando do meu choro

Fala galera,

Cheguei no Oregon. Estou participando da minha primeira reunião de pastores no meu novo local de trabalho. Está sendo muito bom apesar do frio de ontem. Ontem estava muito frio mas hoje abriu um solzinho legal. Orem pelo sol aqui!!!

Sábado foi meu último sábado em Brasília e naturalmente eu estava bem emotivo. Sentado na salinha de espera para entrar pra fazer um batismo senti que algumas lágrimas começaram a rolar. Odeio chorar em público. Pode me chamar ou dizer o que quiser, continuo odiando chorar em público mas o ponto não é esse. O ponto que quero destacar hoje é como as pessoas são rápidas em julgar/avaliar/emitir um veredito.

Uma pessoa olhou pra mim e disse: você não precisa ir embora. Se você quer ficar é só dizer! legal mas...

Outra pessoa olhou pra mim e disse: que legal ver como você se emociona com o batismo de uma pessoa.

Outra pessoa disse pra um amigo: ele está triste por que não vai batizar lá tanto quanto batiza aqui.

Outra disse: é duro ir pra longe da família, né?

As pessoas não são ruins não. Na verdade a maioria delas são amigos que de verdade se preocupavam comigo.

O ponto é como as pessoas são simples e rápidas em julgar. Agora outro problema é como eu estou lidando com esses vereditos, esses julgamentos.

Como você reage ao que os outros dizem. Pra mim foi fácil porque nada do que falavam denegria minha imagem ou comprometia minha reputação mas e quando o que dizem nos machuca?

Algumas dicas:

1- Não se deixe abalar. Se não é verdade, esqueça e siga a vida. Tentar explicar, tentar retratação é a coisa mais complicada da vida. A mentira por si só acaba se destruindo.

2- Tome cuidado para não dar margem para ficarem falando sobre você. Tem gente que vive achando que se querem falar é problema dos outros e que podem viver do jeito que querem. Não é bem assim. Tenho que viver sendo bom e parecendo bom. Entendeu? Ser bom é bom. Parecer bom é importante. Cuide com isso.

Agora, vou seguir minha vida. Nos falamos por aqui, ok?!

Quanto ao meu choro, chorei porque não é facil partir, não é fácil virar uma página da vida, deixar amigos, deixar famíla. São lágrimas que nos fazem mais forte. É assim que me sinto.

Deixa eu ir embora agora. Tenho reniões para assistir.

Até mais.